Precisamos em muitos casos lançar mão deles, para confirmar ou afastar a presença de algumas doenças.
Acuidade Visual a Laser ou P.A.M. (medida da acuidade visual potencial) faz uma estimativa de quanto poderia melhorar a visão de um paciente, se este fosse submetido à cirurgia de catarata.
Angiografia Fluoresceínica ou Retinografia Fluorescente ou Angiofluoresceinografia é um método onde são tiradas fotografias do fundo de olho, após a injeção de um corante na veia, chamado fluoresceína. O objetivo é estudar mais profundamente o nervo óptico, a retina e seus vasos (artéria e veias). Com ele podemos diagnosticar e acompanhar doenças como Retinopatia diabética, hipertensiva, tumores, degeneração macular relacionada à idade, etc.
Biometria Ultrassônica ou Ecobiometria calcula o grau da lente intraocular que será utilizada na cirurgia de catarata. Também mede o tamanho do olho, por exemplo, no acompanhamento do glaucoma congênito.
Campimetria ou Campo Visual Computadorizado e Manual avalia o campo (amplitude) de visão central e periférica, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças neurológicas , glaucoma entre outras.
Mapeamento de Retina é estudo amplo da retina, diagnosticando lesões como ruptura e deslocamento de retina, diabetes, hipertensão arterial, prevenção da Retinopatia da Prematuridade, etc.
A Microscopia Especular avalia a qualidade e quantidade de células da córnea. Importante no pré e pós-operatório de cirurgias, como de transplante , catarata, miopia...
A Paquimetria ultrassônica (Corneana) mede a espessura da córnea. Usada principalmente nas cirurgias refrativas (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e doenças como ceratocone.
A Retinografia é semelhante à angiografia fluoresceínica, porém sem o corante venoso. A retina e o nervo óptico são registrados em fotografia, com um aparelho chamado retinógrafo. Usado como auxílio diagnóstico e no acompanhamento de glaucoma, por exemplo.
A Topografia Corneana ou Ceratoscopia Computadorizada analisa a superfície anterior da córnea, sua curvatura, em pré e pós- operatório de cirurgias refrativas, catarata e doenças como ceratocone.
A Ultrassonografia ocular tem como objetivo detectar lesões no interior do olho e na órbita, quando não conseguimos fazê-lo através de métodos convencionais (como o fundo de olho e mapeamento de retina), devido à presença de alterações como cicatrizes de córnea, cataratas muito avançadas, hemorragias vítreas (no interior do globo ocular), etc.
Gonioscopia para classificar o tipo de glaucoma.
Lensômetro- aparelho que permite fazer a verificação do grau dos óculos. O que deve ser feito sempre que prontos.
Trata-se de medida seriada da pressão intraocular durante determinado período do dia. Auxilia na investigação e diagnóstico de glaucoma.
Av. Passos, 101 grupo 1609 Centro Rio de Janeiro RJ tel.: (21) 2233 6916 | 98129 5423 © 2022 Centro de Oftalmologia Rio. Todos os direitos reservados.